segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sementeiras e Consociações

Abóbora Dois ou três pés de carabina em cada montículo afastarão os insectos das abóboras assim como dos pepinos; os nastúrcios repelem os percevejo da abóbora, assim como a cinza de tabaco quando colocados junto às sementes da abóbora junto à sementeira. As abóboras plantadas mais tarde ou mais cedo que o habitual normalmente não são atacadas pelas pestes.

Alface Semear em sulcos de cebola verde apanhada, o composto existente nos sulcos das cebolas alimenta as alfaces e repele os coelhos; cresce bem em conjunto com os morangos, o pepino, a cenoura, as cenouras e os rabanetes; exige tempo frio e muita humidade, a semente não germina em tempo muito quente; no Verão, as alfaces já germinadas precisam de sombra.

Alho Poderoso combatente dos mosquitos; óleo feito com emulsão de alho constitui um insecticida que mata 89% de pulgões e moscas da cebola; o alho criado com estrume orgânico é mais eficiente que o que é criado com fertilizantes químicos, pois nesse caso não há húmus suficiente para o desenvolvimento de fungos. O alho cultivado em torno de árvores de fruto evita as brocas (larvas perfuradoras de insecto). Contudo, os alhos inibem o crescimento das ervilhas e do feijão; plantar alho com o tomate contra a aranha vermelha.

Beringela O amaranto de raiz vermelha torna as beringelas mais resistentes ao ataque de insectos. A polvilhação das plantas, enquanto húmidas do orvalho, com pimenta de Caiena seca, afasta as lagartas. Quando cultivada entre o feijão-verde, não é atacada pelo escaravelho da batateira.

Beterrabas Desenvolvem-se bem junto do feijoeiro, cebolas ou rábanos; as alfaces e a maioria dos membros da família de couve dão-se bem quando cultivados junto às beterrabas.

Brócolos Desenvolvem-se bem com as plantas aromáticas como o aipo, o aneto, a camomila, a salva, a hortelã, o alecrim, as batateiras, a beterraba e a cebola; não plantar junto do tomateiro, feijão de trepar ou morangueiro.

Cebola Desenvolve-se bem consociada com couves, beterrabas, morangos, tomateiros, alface, segurelha e camomila. A lagarta da cebola passa de umas plantas para outras quando dispostas em linhas, para o controlo dessa praga convém espalhar as plantas por toda a horta em vez de ordenar em fileiras. Uma solução em água de pele de cebola aplciada 3 vezes durante 5 dias.

Cenoura Cebolas, alhos-porro, alecrim, absinto e salva actuam como repelentes da mosca da cenoura; desnvolve-se bem quando consociada com alface e tomateiro.

Coentro Repele afídeos a que são imunes. Tem quatro vezes mais caroteno que a salsa, três vezes mais cálcio, mais proteínas e sais minerais, mais riboflarina, vitamina B e niacina.

Couves Muito ajudadas pelas aromáticas e plantas com flores como o aipo, o aneto, a camomila, a salva, a hortelã, o alecrim, as cebolas e as batatas. Dão-se mal junto dos morangueiros, tomateiros e feijão de trepar.


Couve-flor A borboleta branca da couve é repelida quando se cultiva aipo perto da couve-flor, mas esta dá-se mal quando é cultivada junto do tomate e dos morangos.

Folhas de chá Misturá-las nas sementes de rabanete e de cenoura para afastar larvas e vermes.

Manjerico Ajuda o tomateiro a proteger-se dos insectos e doenças, melhorando-lhe também o crescimento e o sabor; é preferível cultivá-la em filas paralelas às dos tomateiros em vez de no meio deles; efeito repulsivo sobre as moscas e mosquitos.

Pepino Desenvolve-se bem em conjunto com o feijão, as ervilhas, os rabanetes e o girassol; preferem a sombra; enterrar 2 ou 3 sementes de rabanetes nas plantações de pepino para os proteger dos escaravelhos; se forem atacados por nemátodos, pulverizar com água açucarada.

Salsa Misturada com sementes de cenoura ajuda a repelir a mosca desta hortícola devido ao seu aroma.


Na tabela seguinte poderá consultar os meses adequados à sementeira ou plantação de diversos legumes:

Nesta tabela, o espaçamento adequado às covas:


Absinto Contra os animais, a borboleta da couve, o escaravelho-negro e mosquitos.
Alecrim Contra a borboleta da couve, o escaravelho do feijão, as moscas da cenoura e mosquitos.
Alho Contra o escaravelho japonês, afídeos, gorgulhos, brocas da fruta e aranhas. Atenção: como se lê no Manual do Professor elaborado pela AMES, “as aranhas têm-se revelado excelentes reguladores de pragas em sistemas agrícolas e muitas são conhecidos predadores de cigarras-verdes.”
Hortelã Contra a borboleta branca da couve.
Hortelã-pimenta Contra as formigas e as borboletas da couve.
Hortelã-verde Contra a formiga e o pulgão.
Manjericão Contra moscas e mosquitos.
Salva Contra a borboleta da couve, a mosca da cenoura e carraças.
.
Fontes:
Newcomb, D., A Horta Familiar – A mini-horta intensiva, Publicações Europa-América 1991
Riotte, L., As Cenouras Amam os Tomates, Pub. Europa-América, 1989
Manual do Professor, AMES, 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário