sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sementeira em local definitivo e em alfobre

A sementeira em local definitivo, ou seja, na própria horta, é adequada às plantas que não "gostam" de ser transplantadas devido à sensibilidade destas ao transplante. Estão neste caso as favas, ervilhas, feijão verde ou seco, os nabos, as nabiças, os melões, melancias, meloas e muitas outras.
.
Existe também a possibilidade de semear em local reservado a esse fim, ou seja, em alfobre, que tem a vantagem de iniciar a germinação numa altura em que não existem ainda todas as condições no local definitivo, permitindo um melhor aproveitamento do tempo, da temperatura e luz solar ambientes, mas com a desvantagem de operações de transplante.
.
Normalmente as saquetas de sementes indicam o tipo de sementeira recomendado, bem como todo um conjunto de outras informações como a altura que a planta atinge quando adulta, que distância entre linhas é recomendada e que afastamento entre pés deve ser seguido, bem como o mês de semear e/ou transplantar e colher.
.
Na descrição em texto comum se existir, há mais informação sobre os hábitos de crescimento, afastamentos e altura em adulta, etc. Por vezes a altura e os afastamentos recomendados aparecem sem nenhum texto mas apoiados num desenho das linhas com setas e legenda que indicam o afastamento entre linhas, entre plantas e a altura a que a planta chega.
.
A sementeira em local definitivo pode ser feita em linhas ou a lanço. Isto é, podemos colocar as sementes ao longo de uma linha ou podemos lançar uma mão cheia delas para a terra. A sementeira a lanço é adequada para plantas de muito pequeno porte, que não vão ser afectadas em termos de sucesso de crescimento pela proximidade das sementes e futura germinação. É o caso da salsa, coentros, nabiças e outras que não necessitam de muito espaço entre as plantas.
.
Para aquelas de semente miúda que são mais exigentes e necessitam de mais espaço entre si, normalmente semeia-se em linha e repica-se a germinação, ou seja, vamos deixando cair as sementes ao longo de uma linha e quando elas germinam, escolhemos as mais robustas e arrancamos as outras de modo a deixar uma planta de tantos em tantos cm ao longo da linha.
.
Para as sementes grandes, colocamos 2 ou 3 em pequenas covas (covachos) ao longo da linha espaçadas do número de centímetros recomendado na saqueta.

Sem comentários:

Enviar um comentário