terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Preparação da horta #2

No regresso à escola, e enquanto as condições climatéricas não permitem avançar para a horta, o preparo do terreno é um dos factores que contribuem para o êxito da horta. O local deve ser limpo e livre de pedras através da escarificação, amontoa ou capina. Após a sua limpeza, revolve-se a terra com uma enxada para que fique bem fofa e, por fim, emparelha-se o terreno com o ancinho.
.
Outras sugestões de actividades para preparar o talhão são:
  • Criação de iscos e barreiras Para se apanharem as moscas brancas, fazer quadrados de cartão com cerca de 30 cm de lado, pintados de laranja ou amarelo brilhante e revestidos com óleo mineral.
  • Película de alumínio Os afídios, cicadelas, escaravelhos do feijão e tripes serão desencorajados quando se espalha uma película de alumínio sobre a terra em redor das plantas, assim como pássaros e pequenos animais.

Fontes: Newcomb, D. , A Horta Familiar – A mini-horta intensiva, Publicações Europa-América 1991

2 comentários:

  1. Olá.
    Muito obrigado pelas dicas e pela excelencia do blog. Fala-se muito em agricultura biológica mas os sites oficiais(?)representativos dessas organizações e muitos outros sites e blogs na net não são comparáveis nem de perto nem de longe com este vosso. Não digo parabéns, digo isso sim, MUITO OBRIGADO.
    António A.
    www.hortadecodecais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, a AMES orgulha-se de desenvolver este projecto no sentido de contribuir para o melhor conhecimento deste tipo de produção agrícola, sendo este blogue um resultado da vontade de o partilhar e de troca de informação.

    Melhores cumprimentos,

    AMES

    ResponderEliminar