segunda-feira, 17 de Janeiro de 2011

Sementeiras de Janeiro e Fevereiro

Com o ano novo e com a chuva menos frequente, há muitas espécies hortícolas que podem ser semeadas na horta: segundo a Agrobio, é altura de alfaces, cenouras, nabos, favas, cebola, couve portuguesa, espinafre, nabiças, nabos, rabanetes, salsa e tomate; já a Urze Biológica acrescenta alho-francês, batatas, beterrabas e abóboras.

.

Alface A Lactuca sativa é uma planta hortense utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C.. De fácil cultivo, sendo no entanto o seu principal requisito a humidade constante do solo, mas sem estar encharcado; quando semeada em solo definitivo é mais robusta e resistente às pragas, mas ocupa o solo durante muito tempo. Colocar 2 a 3 sementes em pequenas covas com 30 cm de distância entre si e desbastar quando estas tiverem cerca de 4 folhas. Consocia-se bem com cebolas, morangos, aipo, couve, pepino, cenoura e rabanetes.

.

Um truque: semear em sulcos de cebola verde apanhada - o composto existente nos sulcos das cebolas alimenta as alfaces e repele os coelhos; no Verão, as alfaces já germinadas precisam de sombra.

.

Cenoura Existem mais de 100 variedades diferentes de Daucus carota que variam em tamanho e cor, podendo ser tão pequenas quanto 5 cm e tão grandes quanto 90 cm, e variando de 1 a mais de 5 cm de diâmetro. Em geral, as sementes de cenouras cultivam-se em local definitivo desde o final do Inverno a meados do Outono, a uma profundidade de cerca de 3 a 5 mm, nos meses de Fevereiro a Outubro, em sulcos com 20x10 cm entre si. Desenvolve-se bem quando consociada com alface e tomateiro.

.

Um truque: cebolas, alhos-porro, alecrim, absinto e salva actuam como repelentes da mosca da cenoura.

.

Fonte: Manual do Professor, AMES, 2009

.



As couves, o aipo, a ervilha e o tomate beneficiam-se mutuamente quando consociadas; a salsa dá-se bem na vizinhança do tomate; a abóbora 'aprecia' a vizinhança da ervilha e do feijão; o espinafre dá-se bem junto ao aipo, batata ou couve; o alho dá-se bem com a alface.

.



O rabanete repele o escaravelho da batateira; a menta, o rosmaninho, a salva e o tomateiro repelem as lagartas e a traça da couve; as chagas repelem afídeos e a mosca branca; para prevenir a mosca da couve, plante fundo e faça amontoa, espalhe serradura ou cinza entre as plantas, retire os restos de culturas anteriores do terreno e não utilize estrume fresco.

.

Fonte: Boletim electrónico Portal Bio nº1, Agrobio, Janeiro 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário