sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Horta Biológica - mais algumas dicas

Num comentário de um horticultor experimental ao post sobre dicas para uma horta biológica, é dada mais, desta feita, para apanhar moscas:
.
"Numa garrafa plástica (pode ser de água) colocar no fundo matéria orgânica em decomposição numa solução liquida, quanto mais mal cheirosa melhor, fechar a garrafa e fazer furinhos à volta, suficientemente largos para caber uma mosca, no fim, pendurar a garrafa. As moscas são atraídas pela matéria orgânica em decomposição e conseguem encontrar os buracos para entrar dentro da garrafa, mas já não conseguem saír e ficam encurraladas, acabando por morrer."
.
Fica então mais uma sugestão às escolas que agora se preparam para as sessões práticas do Projecto Hortas Pedagógicas e para as sementeiras de Fevereiro. Outras sugestões poderão ser:
  • Solução de tabaco Dois punhados de folhas secas (200g) ou de pontas de cigarros, fervidos 15 a 20 minutos em 2 litros de água; acrescentar sabão, misturar e deixar arrefecer antes de filtrar; diluir com 5 litros de água e aplicar uma vez por semana. Eficaz contra a broca das hastes do milho, lagartas, afídeos, moscas e gorgulhos, assim como contra carrapatos nos animais.
  • Pimenta-malagueta Picar uma chávena de pimenta-malagueta (cuidado para não esfregar os olhos), acrescente 2 litros de água, deixar de molho na água por dois ou três dias ou ferva por 15 minutos; acrescentar sabão em pó ou lascas de sabão, misturar e filtrar. Aplicar uma vez por semana durante a estação seca. Durante a estação húmida, aplique três vezes por semana. Eficaz contra as lagartas, os afídeos e as formigas.
  • Piretro Secar meio quilo de flores recém abertas, esmigalhe as flores secas, ferver 15 a 20 minutos em 2 litros de água. Acrescentar sabão, misturar e filtrar antes de usar. Eficaz contra os afídeos, as moscas brancas e as cochonilhas.
  • Mamão Juntar 1 kg de folhas de mamoeiro, duas colheres de chá de querosene e deixar de molho em 10 litros de água por três horas. Filtrar e salpicar as plantas. Eficaz contra várias pragas.
  • Cinzas de madeira e de debulho de arroz Juntar as cinzas de debulho de arroz ou madeira queimada (eucalipto e cipreste são as mais eficazes). Salpicar as cinza ao redor das plantas jovens. Continuar a salpicar cinzas novas por duas ou três semanas até que as plantas estejam bem estabelecidas. Outra alternativa é fazer uma vala com 8 a 10 cm de largura ao redor do canteiro inteiro e enchê-la com cinzas. Eficaz contra roscas, caracóis, lesmas e mariposas-do-nabo.

Atenção: muito cuidado ao fazer e usar os pesticidas naturais. Use uma panela velha, que não seja mais usada para cozer alimentos e mantenha-a bem longe das crianças. Use luvas ou sacos de plástico nas mãos. Qualquer planta tratada com os pesticidas naturais devem ser lavadas com água antes de ser usada.

Fonte: Ecodesenvolvimento

Sem comentários:

Enviar um comentário