quinta-feira, 3 de março de 2011

Sementeiras de Março

Segundo a Agrobio, as sementeiras em Março, para a zona centro do País são: abóbora, alface, alho-porro, beterraba, cebola, chicória, couves, ervilha, espinafres, feijões, melancia, melão, nabiças, nabo, pepino, rabanete, salsa e tomate. Plante alho-porro (semeado em Fevereiro), batata, cebola, couve-portuguesa, couves repolho e lombarda (sementeira de Dezembro) e tomate (semeado em Janeiro).

.

Para as hortícolas mais pequenas (ex. cebola, alface, brócolos, couves), a sementeira pode ser feita num tabuleiro e as melhores plantinhas obtidas são depois repicadas para vasos individuais, onde se desenvolvem até à transplantação. A repicagem deve ser feita na altura em que surgem as primeiras folhas verdadeiras (a seguir aos cotilédones, que são parecidos com folhas mas não têm o formato típico das folhas da espécie). Quatro semanas mais tarde as plantas precisam de um pouco de fertilizante, que pode ser chorume de urtiga (1kg plantas inteiras para 10 litros de água, deixar durante 1-2 semanas) ou vermicomposto diluído na razão 1:9 (volume).
.
As hortícolas maiores, como o tomateiro, a beringela, a abóbora, o pimento, o melão, o feijão, a ervilha, devem ser semeadas directamente na terra ou em vasos individuais. Atenção às espécies que não toleram bem a manipulação das raízes e devem ser semeadas em vasos biodegradáveis (ver blogue O Quintal Bio).

. Pode ser útil para facilitar a germinação, particularmente para feijões, ervilhas, abóboras, melão e cenouras, imergir as sementes em água morna durante 24 horas antes de as semear. Entre a sementeira em alfobre e a plantação em local definitivo, conte com 6 a 8 semanas para o desenvolvimento das plantinhas. Manter um diário das datas de sementeira, datas de germinação, origem das sementes permitirá, ao longo do tempo, melhorar os métodos de sementeira e identificar sementes com melhor poder germinativo.


Altica Repelente para a altica e a lagarta da couve: infusão de absinto (Artemisia absinthium) (100g / l), pulverizar pura, à tarde.

Lagarta da couve Insecticida para a mosca da couve e a mosca branca: piretro (Tanacetum cinerariifolium) e arruda (Ruta graveolens) - extractos fermentados, preparados separadamente, diluídos a 10%.

.


Fonte: O Quintal Bio n.º 3, Agrobio, Março 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário