sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Horta Biológica - mais algumas dicas

Num comentário de um horticultor experimental ao post sobre dicas para uma horta biológica, é dada mais, desta feita, para apanhar moscas:
.
"Numa garrafa plástica (pode ser de água) colocar no fundo matéria orgânica em decomposição numa solução liquida, quanto mais mal cheirosa melhor, fechar a garrafa e fazer furinhos à volta, suficientemente largos para caber uma mosca, no fim, pendurar a garrafa. As moscas são atraídas pela matéria orgânica em decomposição e conseguem encontrar os buracos para entrar dentro da garrafa, mas já não conseguem saír e ficam encurraladas, acabando por morrer."
.
Fica então mais uma sugestão às escolas que agora se preparam para as sessões práticas do Projecto Hortas Pedagógicas e para as sementeiras de Fevereiro. Outras sugestões poderão ser:
  • Solução de tabaco Dois punhados de folhas secas (200g) ou de pontas de cigarros, fervidos 15 a 20 minutos em 2 litros de água; acrescentar sabão, misturar e deixar arrefecer antes de filtrar; diluir com 5 litros de água e aplicar uma vez por semana. Eficaz contra a broca das hastes do milho, lagartas, afídeos, moscas e gorgulhos, assim como contra carrapatos nos animais.
  • Pimenta-malagueta Picar uma chávena de pimenta-malagueta (cuidado para não esfregar os olhos), acrescente 2 litros de água, deixar de molho na água por dois ou três dias ou ferva por 15 minutos; acrescentar sabão em pó ou lascas de sabão, misturar e filtrar. Aplicar uma vez por semana durante a estação seca. Durante a estação húmida, aplique três vezes por semana. Eficaz contra as lagartas, os afídeos e as formigas.
  • Piretro Secar meio quilo de flores recém abertas, esmigalhe as flores secas, ferver 15 a 20 minutos em 2 litros de água. Acrescentar sabão, misturar e filtrar antes de usar. Eficaz contra os afídeos, as moscas brancas e as cochonilhas.
  • Mamão Juntar 1 kg de folhas de mamoeiro, duas colheres de chá de querosene e deixar de molho em 10 litros de água por três horas. Filtrar e salpicar as plantas. Eficaz contra várias pragas.
  • Cinzas de madeira e de debulho de arroz Juntar as cinzas de debulho de arroz ou madeira queimada (eucalipto e cipreste são as mais eficazes). Salpicar as cinza ao redor das plantas jovens. Continuar a salpicar cinzas novas por duas ou três semanas até que as plantas estejam bem estabelecidas. Outra alternativa é fazer uma vala com 8 a 10 cm de largura ao redor do canteiro inteiro e enchê-la com cinzas. Eficaz contra roscas, caracóis, lesmas e mariposas-do-nabo.

Atenção: muito cuidado ao fazer e usar os pesticidas naturais. Use uma panela velha, que não seja mais usada para cozer alimentos e mantenha-a bem longe das crianças. Use luvas ou sacos de plástico nas mãos. Qualquer planta tratada com os pesticidas naturais devem ser lavadas com água antes de ser usada.

Fonte: Ecodesenvolvimento

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sementeiras de Janeiro e Fevereiro

Com o ano novo e com a chuva menos frequente, há muitas espécies hortícolas que podem ser semeadas na horta: segundo a Agrobio, é altura de alfaces, cenouras, nabos, favas, cebola, couve portuguesa, espinafre, nabiças, nabos, rabanetes, salsa e tomate; já a Urze Biológica acrescenta alho-francês, batatas, beterrabas e abóboras.

.

Alface A Lactuca sativa é uma planta hortense utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C.. De fácil cultivo, sendo no entanto o seu principal requisito a humidade constante do solo, mas sem estar encharcado; quando semeada em solo definitivo é mais robusta e resistente às pragas, mas ocupa o solo durante muito tempo. Colocar 2 a 3 sementes em pequenas covas com 30 cm de distância entre si e desbastar quando estas tiverem cerca de 4 folhas. Consocia-se bem com cebolas, morangos, aipo, couve, pepino, cenoura e rabanetes.

.

Um truque: semear em sulcos de cebola verde apanhada - o composto existente nos sulcos das cebolas alimenta as alfaces e repele os coelhos; no Verão, as alfaces já germinadas precisam de sombra.

.

Cenoura Existem mais de 100 variedades diferentes de Daucus carota que variam em tamanho e cor, podendo ser tão pequenas quanto 5 cm e tão grandes quanto 90 cm, e variando de 1 a mais de 5 cm de diâmetro. Em geral, as sementes de cenouras cultivam-se em local definitivo desde o final do Inverno a meados do Outono, a uma profundidade de cerca de 3 a 5 mm, nos meses de Fevereiro a Outubro, em sulcos com 20x10 cm entre si. Desenvolve-se bem quando consociada com alface e tomateiro.

.

Um truque: cebolas, alhos-porro, alecrim, absinto e salva actuam como repelentes da mosca da cenoura.

.

Fonte: Manual do Professor, AMES, 2009

.



As couves, o aipo, a ervilha e o tomate beneficiam-se mutuamente quando consociadas; a salsa dá-se bem na vizinhança do tomate; a abóbora 'aprecia' a vizinhança da ervilha e do feijão; o espinafre dá-se bem junto ao aipo, batata ou couve; o alho dá-se bem com a alface.

.



O rabanete repele o escaravelho da batateira; a menta, o rosmaninho, a salva e o tomateiro repelem as lagartas e a traça da couve; as chagas repelem afídeos e a mosca branca; para prevenir a mosca da couve, plante fundo e faça amontoa, espalhe serradura ou cinza entre as plantas, retire os restos de culturas anteriores do terreno e não utilize estrume fresco.

.

Fonte: Boletim electrónico Portal Bio nº1, Agrobio, Janeiro 2011

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Preparação da horta #2

No regresso à escola, e enquanto as condições climatéricas não permitem avançar para a horta, o preparo do terreno é um dos factores que contribuem para o êxito da horta. O local deve ser limpo e livre de pedras através da escarificação, amontoa ou capina. Após a sua limpeza, revolve-se a terra com uma enxada para que fique bem fofa e, por fim, emparelha-se o terreno com o ancinho.
.
Outras sugestões de actividades para preparar o talhão são:
  • Criação de iscos e barreiras Para se apanharem as moscas brancas, fazer quadrados de cartão com cerca de 30 cm de lado, pintados de laranja ou amarelo brilhante e revestidos com óleo mineral.
  • Película de alumínio Os afídios, cicadelas, escaravelhos do feijão e tripes serão desencorajados quando se espalha uma película de alumínio sobre a terra em redor das plantas, assim como pássaros e pequenos animais.

Fontes: Newcomb, D. , A Horta Familiar – A mini-horta intensiva, Publicações Europa-América 1991