segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Preparação da horta

Nesta fase do ano, em que as condições meteorológicas não são as melhores para nos dedicarmos às actividades ao ar livre, propomos algumas actividades que poderão ser realizadas dentro de portas.

Organização da horta De forma a maximizar a motivação das crianças pela criação e manutenção de um espaço hortícola na escola, sugerem-se algumas actividades e medidas de planeamento:
  • Dividir os talhões por legumes e por turmas, por ex: a turma das cenouras, a turma das alfaces, etc;

  • Criação de um espantalho e separação física de talhões durante o período de preparação do terreno através do reaproveitamento de ramos caídos, que poderão ser decorados, para delimitação dos diferentes talhões ou de embalagens PET para recipiente de soluções repelentes de fauna indesejável;

  • Associação à roda dos alimentos: valores nutritivos e recomendações para alimentação saudável;

  • Atribuição da responsabilidade da rega matinal às turmas da manhã e a do final do dia às da tarde; caso sejam duas ou mais turmas, calendarizar as tarefas de forma a tocar a todas;

  • Criação de um calendário de observação para registo do acompanhamento da experiência, de observações e de conclusões feitas pelos alunos;

  • Calendarização das diferentes actividades (sementeira, regas, colheitas,exposições, etc.)

  • Realização de experiências de forma a permitir a percepção da importância dos factores naturais, tais como: plantio de sementes de um legume em três caixas de ovos vazias, onde uma não receberia luzdo sol nem água, a outra receberia luz do sol e não receberia água e a terceira receberia luz do sol e água;

  • Troca de iInformação entre turmas por exposição, palestras ou peças de teatro, uma vez que cada turma se torna “especialista” de determinado legume;

  • Exposição a pais, familiares e amigos de forma a promover a interacção com a comunidade envolvente, p.e. exposição das actividades econhecimentos adquiridos pelos alunos, feira de venda simbólica de excedentes hortícolas, manuais de perguntas frequentes feitas pelas crianças e conclusões às quais a realização da Horta Pedagógica permite chegar, etc.

Fonte: Manual do Professor, 2009.