terça-feira, 30 de março de 2010

Sessão prática na EB1 de Queluz nº 2



A AMES realizou, na semana de 22 a 26 de Março, sessões práticas na horta da EB1 de Queluz nº 2, no âmbito do Projecto Hortas Pedagógicas.
.
Cada turma visitou o seu talhão na horta, limpando-o de ervas daninhas de forma a semear ou plantar hortícolas.

.

.

.

A compostagem não foi esquecida, tendo as sessões práticas incluído a determinação da localização adequada para o compostor - debaixo de uma árvore que o proteja de vento, sol e chuva.
.
Foi também recordada a sua função e importância - reciclagem de matéria orgânica que de outra forma iria para aterro - e foi demonstrado como e o que depositar na pilha - neste caso, a escola recolheu previamente cascas de fruta e de batata na sua cozinha, tendo sido pedido aos alunos que apanhassem folhas caídas no chão.
.
As ervas daninhas previamente tiradas da horta também foram usadas na camada mais inferior da pilha, bem como ramos caídos no chão, de forma a ser criada uma bolsa de ar na pilha, elemento fundamental para o sucesso da compostagem.

segunda-feira, 29 de março de 2010

A AMES nas escolas do Concelho de Sintra

No âmbito do Plano de Actividades desenvolvido pela Agência Municipal de Energia de Sintra com a Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra e em parceria com as Juntas de Freguesia, desenvolve-se desde o ano lectivo 2006/2007 um trabalho de oferta educativa nas áreas de Energia e Ambiente nas escolas do Concelho, onde se inclui o “Projecto Hortas Pedagógicas”.
.
Este projecto é dirigido principalmente ao 1º Ciclo do Ensino Básico e aos Jardins de Infância, através da implementação de uma horta de Agricultura Biológica no seu espaço, ou seja, recorrendo a ingredientes de origem biológica e não a elementos químicos para fertilizantes, insecticidas ou herbicidas.
.
Neste ano lectivo de 2009/2010, a AMES deslocou-se às escolas que mostraram interesse no Projecto, de forma a apresentar aquilo que se pretendia com o mesmo: dotar os docentes e discentes de conhecimentos teóricos e práticos sobre agricultura biológica, de forma a serem criados espaços de horta que levem a população escolar e circundante a respeitar e valorizar os espaços exteriores das escolas, incutindo o respeito pelo ambiente e passando a desenvolver uma actividade de valorização de resíduos através da compostagem.
.
As escolas abrangidas pelo Projecto são:
  • EB1 de Queluz nº 2

  • JI de Vale Mourão

  • EB1/JI de Rio de Mouro nº 1

  • EB1 da Várzea de Sintra

  • EB1 do Cacém nº 1

  • EB1/JI da Xutaria

  • EB1/JI das Lopas

Com a criação deste blog pretende-se fomentar uma plataforma de troca de experiências e informação entre as escolas do Projecto e a AMES, sendo os Professores responsáveis pela implementação do projecto na sua escola convidados a "postarem" aqui as suas actividades, resultados e/ou dúvidas.